Como Funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

Como Funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

30/07/2021

Como Funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica já é a terceira fonte de energia renovável mais importante do mundo, ficando atrás apenas da energia hidráulica e eólica. Esse dado se refere a capacidade instalada a nível mundial, ou seja, a contribuição mundial desse modelo na geração de energia. 

Ainda de acordo com as pesquisas, cerca de 100 países já produzem energia fotovoltaica. Mas, mesmo com esse reconhecimento crescente ao longo dos anos, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre questões básicas, como o seu funcionamento e sua eficácia no dia-a-dia. 

Continue o texto e entenda exatamente como funciona a energia solar fotovoltaica e a sua importância para a situação atual do meio ambiente.

O que é o efeito fotovoltaico?

A geração de energia elétrica a partir da luz solar baseia-se no chamado efeito fotovoltaico, que ocorre nos painéis solares. Neste fenômeno, partículas de luz solar, também chamadas de fótons, se chocam com os átomos de silício presentes nos painéis solares, gerando um deslocamento dos elétrons e, dessa forma, criando uma energia elétrica contínua. 

Independente do sistema utilizado, essa é a base para gerar energia elétrica, o que irá variar de sistema para sistema é o modo de operação. Existem três formas de funcionamento solar fotovoltaico: on-grid, off-grid e híbrido. 

Entenda a seguir o processo de funcionamento de cada sistema fotovoltaico:

Como funciona o sistema fotovoltaico on-grid?

O sistema on-grid funciona conectado diretamente à rede elétrica, gerando os Créditos de Energia para cada kWh em excesso gerado pelo seu sistema solar fotovoltaico, assunto que voltaremos mais tarde. A primeira parte é entender como funcionará o sistema instalado na sua residência, veja passo a passo: 

Painel Solar: o primeiro passo é realizado pelos painéis solares instalados no seu telhado, que irão reagir com a luz solar. Os painéis estão conectados uns aos outros e também ao inverso solar, que irá ajudar a transformar a luz captada em energia elétrica.

Inversor Solar: a principal função do inversor solar é transformar a corrente contínua (CC), captada pelo painel solar, em corrente elétrica alternada (AC). É essa energia que será utilizada pelos equipamentos elétricos da sua residência. 

Distribuição de energia: a energia solar do inversor solar é então direcionada para o "quadro de luz" e será distribuída por toda a residência, empresa ou área rural, sem qualquer custo. 

O excesso de energia

Regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os Créditos de Energia possuem regras específicas, que podem variar de acordo com a sua localização e a sua classe de consumo (residencial, comercial ou industrial). No entanto, a base do regulamento costuma ser similar: para cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema solar fotovoltaico e "emprestado" para a rede distribuidora você recebe 1 crédito de kWh para ser consumido nos próximos 60 meses.

Como funciona o sistema fotovoltaico off-grid?

No sistema fotovoltaico off-grid, que é muito comum em locais remotos onde a energia solar se faz ainda mais necessária, a captação e distribuição ocorre da mesma forma, porém o excedente é armazenado em baterias. Desse modo, é garantido o uso de energia elétrica em dias nublados e pela noite. 

Regiões com dificuldades de abastecimento elétrico, como fazendas distantes, costumam utilizar esse método para gerar energia elétrica para todos os utensílios domésticos. 

Como funciona o sistema fotovoltaico híbrido? 

O sistema fotovoltaico híbrido opera tanto com a conexão com à rede quanto com o armazenamento de energia elétrica em baterias. No entanto, eles atuam isoladamente para manter a eletricidade do local, ou seja, apenas um pode ser utilizado por vez. 

Um dos principais benefícios desse modelo é quando ocorre uma queda de tensão na rede elétrica em dias sem luz solar, continuando o abastecimento a partir das baterias. 

O potencial da energia fotovoltaica no Brasil

As grandes potências econômicas atuais, China e Estados Unidos, são as que mais crescem a produção de energia solar anualmente. No entanto, a Alemanha continua sendo o maior produtor do mundo, tendo 6% de toda a sua demanda de eletricidade abastecida com energia fotovoltaica. Para especialistas, o Brasil desperdiça o seu potencial. 

Por ser um país tropical, ou seja, com maior incidência de luz solar, a fonte dessa energia limpa e sustentável, mesmo as regiões brasileiras com menor incidência têm o potencial maior que a Europa. 

O preço da energia solar

Com o aumento da produção, o investimento internacional e o avanço da tecnologia, o preço da energia solar tem diminuído a cada ano. Em 2019, os painéis atingiram a meta histórica de U$ 0,10/Watt.

A tendência é que, com a pauta ecológica em alta devido às sérias consequências enfrentadas pelo aquecimento global, a energia solar se torne cada vez mais popular por ser uma fonte de energia renovável e eficaz. 

Confira outras vantagens da energia solar fotovoltaica:

As principais vantagens

  • Sustentável;

  • Silenciosa;

  • Fonte de energia gratuita;

  • Sistema de autogeração de energia mais barato; 

  • Pouca manutenção;

  • Vida útil de mais de 25 anos;

  • Economia de 95% na conta de luz.

 

Quer renovar a sua energia e economizar enquanto contribui para um mundo melhor? Entre em contato com a Solartec e solicite o orçamento para a instalação de energia solar fotovoltaica na sua residência. Com mais de 15 anos de experiência construindo um futuro melhor para você e para o meio ambiente!

Whatsapp