Energia Solar Para o Agronegócio: Conheça as Vantagens

Energia Solar Para o Agronegócio: Conheça as Vantagens

20/01/2022

Energia Solar Para o Agronegócio: Conheça as Vantagens

A tecnologia fotovoltaica não é novidade para os produtores rurais. A principal vantagem da energia solar é que ela economiza muito dinheiro para as empresas agrícolas e, por isso, acaba sendo o sonho de todo produtor.

Atualmente, o setor rural responde por 8,7% da geração de energia solar do Brasil. Embora a participação permaneça baixa, o número aumentou significativamente nos últimos anos e continua a crescer.

Quer saber como funciona a energia solar rural? Neste artigo, nossa equipe reuniu as principais informações a respeito do uso de energia fotovoltaica no agronegócio e de todas as vantagens que ele pode trazer para o seu negócio. Acompanhe!

Energia solar se torna mais econômica que a elétrica

Essa procura acontece porque o custo da energia elétrica para o agronegócio é alto e responde por grande parte do investimento na produção. Com a energia solar, os gastos com esse insumo são reduzidos, tornando as atividades que demandam grandes quantidades de energia elétrica menos onerosas no bolso dos produtores rurais.

Em outras palavras, essa substituição acaba trazendo mais liberdade para que os processos se tornem mais econômicos e continuem sendo realizados em larga escala.

Além disso, produzir energia por conta própria é uma boa opção para evitar a instabilidade que ocorre no meio rural, reduzindo a dependência dos produtores do abastecimento tradicional da rede de energia.

Para abordar melhor as questões de sustentabilidade, o movimento verde está priorizando o uso de máquinas que não causem tantos danos ao meio ambiente quanto atualmente.

Produção rural ganha destaque no Brasil

A produção rural é um dos fundamentos econômicos do Brasil. Em 2020, mesmo com a crise provocada pela pandemia de Covid-19, além de bater alguns recordes de crescimento, o agronegócio ainda responde por 25% do PIB brasileiro.

Por ser a pecuária tão importante e promissora, a tecnologia fotovoltaica surge como uma excelente opção para os produtores rurais reduzirem custos e aumentarem a competitividade comercial.

Principais vantagens da energia fotovoltaica

Abaixo, confira agora todas as vantagens que o agronegócio tem ao investir em energia solar:

Abastece toda a sua fazenda

Quase toda a produção do setor rural utiliza energia. No entanto, muitas vezes os produtores agrícolas são afetados pelos serviços de distribuição local devido ao isolamento de suas propriedades do centro da cidade.

Ao instalar um sistema de energia solar em sua fazenda, essa dor de cabeça desaparece. Sua produção não precisa parar e seu negócio sempre terá energia elétrica disponível sem se preocupar com o alto custo dos geradores a diesel.

Você poderá aproveitar a energia solar para:

 

  • Irrigar a plantação;
  • Bombear água para os animais e para a sede da fazenda;
  • Eletrificar cercas;
  • Acelerar a produção de leite;
  • Aumentar a produtividade da estufa solar (secagem de grãos, madeiras e outros alimentos).

 

Ajuda a economizar dinheiro

Como dito anteriormente, uma das vantagens mais atrativas da energia solar para o agronegócio é a economia que ela gera. Com sua produção alimentada por sistemas fotovoltaicos, suas despesas comerciais serão reduzidas significativamente.

As contas de energia do seu negócio podem ser reduzidas em até 95%. Claro, você ainda pode usar todas essas economias para fazer novos investimentos e melhorar sua competitividade nos mercados rurais.

A instalação de energia solar não afeta a produção

Você sabia que sua fazenda não precisa parar a produção para instalar um sistema solar?

O processo de instalação do kit fotovoltaico é muito simples e rápido, ainda mais quando feito pelos profissionais especializados da Solartec. Em pouco tempo, sua empresa poderá produzir sua própria energia sem afetar seus lucros ou a produção rural.

Embora a instalação de painéis solares seja muito rápida, uma das grandes vantagens de um sistema de energia solar é que ele não requer manutenção frequente. A limpeza periódica a cada semestre é o bastante para remover o excesso de sujeira .

Marketing Verde

A energia solar no agronegócio é um grande case de sucesso na atração de novos clientes e investidores para sua empresa rural, independente do âmbito que ela atua

O meio ambiente se trata de um tema que está cada vez mais em alta no mundo de hoje. Portanto, os empreendedores devem ser capazes de se comunicar com esses públicos de modo a desenvolver estratégias para conquistá-los.

Obviamente, os sistemas fotovoltaicos são uma boa opção para os agricultores que desejam expandir sua marca. Com a tecnologia, você pode modernizar seu negócio e se comunicar com os mais diversos clientes.

Tenha mais retorno em seus investimentos

No geral, a vida útil média do seu sistema fotovoltaico é de 25 anos. No entanto, o retorno do investimento é de 5 a 10 anos.

Em outras palavras, leva um período muito curto de tempo para você começar a ter retorno sobre o valor investido. Além de economizar na conta de luz desde o primeiro dia após a instalação da energia solar, sua empresa também se beneficiará do sistema instalado a curto prazo.

Trabalhe com profissionais!

O primeiro passo para aproveitar os benefícios é escolher a melhor empresa para a instalação de seu sistema de energia solar. A Solartec possui uma equipe fortemente qualificada e a mais eficiente do mercado para a instalação da tecnologia fotovoltaica.

Após a solicitação de conexão, o órgão de distribuição de energia local irá avaliar o projeto e realizará o seu procedimento padrão para autorizar o funcionamento do sistema energético solar. 

Para facilitar o processo, você pode realizar o seu orçamento gratuito conosco através deste link.

Whatsapp