Energia Solar em Brasília: Economize Nas Contas de Luz

Energia Solar em Brasília: Economize Nas Contas de Luz

08/11/2021

Energia Solar em Brasília: Economize Nas Contas de Luz

Energia solar é a energia gerada pela luz e calor do Sol. Em termos mais específicos, se trata de uma energia limpa, já que a sua fonte é natural.

Esse tipo de energia pode ser transformado em outros dois: energia térmica e elétrica. Desse modo, as suas principais utilidades se encontram na geração de eletricidade e de aquecimento aquático.

Há pouco tempo atrás, encontrar energia solar em Brasília era uma tarefa difícil. Agora, o acesso na capital brasileira é bem maior. Neste artigo explicaremos tudo sobre essa fonte de energia renovável, além de como encontrá-la em Brasília. 

Energia Solar: entenda melhor

A energia solar é uma energia sustentável e renovável, já que a mesma utiliza a luz do Sol como fonte. Ela é adequada aos moldes sustentáveis pois produz da natureza sem prejudicá-la, e renovável pois a sua fonte não se esgota.

Uma de suas características é de ser uma energia limpa, ou seja, que não gera resíduos ao meio ambiente. Além disso, a sua fonte de energia pode ser considerada gratuita, e por isso pode tornar a energia elétrica mais barata.

Outra característica muito especial da energia proveniente do Sol é a sua capacidade de economia. Casas que utilizam a energia solar podem economizar até 95% na conta de luz elétrica convencional.

Como o Sol pode ser transformado em energia?

O Sol pode ser transformado em energia através das tecnologias até hoje conhecidas. Através de coletores, espelhos, a radiação ou calor do Sol são contidos e transformados em energia elétrica ou aquecedor de líquidos.

Vale ressaltar que o processo de transformação de luz solar para energia é diferente para cada finalidade. Abaixo, conheça os principais tipos de energia gerada pelo Sol. 

Tipos de energia solar 

Existem diversos tipos de geração de energia solar. Contudo, as principais são energia fotovoltaica, térmica e heliotérmica.

Energia Fotovoltaica

Essa tecnologia que utiliza o Sol como fonte é capaz de gerar energia elétrica de uma forma limpa. Assim, a radiação solar é coletada geralmente pelo silício, um material semicondutor que contém células fotovoltaicas.

Nesse caso, são instaladas placas solares que ficam geralmente em cima do teto de construções, como casas ou empresas. O Sol, ao atingir esse material, é capaz de movimentar os elétrons em direção a um campo elétrico, também instalado junto ao sistema.

Esse tipo de energia consegue produzir eletricidade mesmo sem uma forte luz solar. No entanto, em dias nublados é normal que a energia elétrica gerada seja menor.

Dentre todas as tecnologias que serão informadas abaixo, essa é considerada a mais promissora, pois é eficiente e os seus custos não são exorbitantes. 

Energia Térmica

A Energia Térmica é uma técnica de geração de energia térmica e elétrica utilizada, majoritariamente, em residências. Através de coletores de luz e calor solar, o líquido ligado a eles é esquentado. 

O aquecimento aquático também pode gerar energia elétrica, tal como acontece na energia hidráulica. Assim, os usos principais dessa energia são:

  • Aquecimento de piscinas;
  • Aquecimento de chuveiros e duchas;
  • Geração de energia elétrica.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que, para uma residência de até 4 pessoas, 4m² de coletores podem ser suficientes para atender os moradores. 

Energia Heliotérmica 

O sistema de energia heliotérmico é bem semelhante ao térmico, mas ainda tem as suas particularidades. Nesse tipo, são instalados diversos painéis solares, todos apontados para um ponto em comum, onde fica contido o líquido. 

Através dessa configuração sistemática, o líquido é aquecido, podendo assim gerar energia elétrica. A maior particularidade dessa tecnologia é que ela é bastante utilizada na indústria.

As regiões do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste são as que mais se destacam no uso dessa técnica.

O clima de Brasília é propício para energia solar?

Brasília possui um dos melhores climas para utilizar a energia proveniente do Sol. Isso se dá pelo clima seco da capital do país, que toma grande parte do ano e faz com que períodos chuvosos sejam curtos.

Ainda, a região Centro-Oeste, onde Brasília se encontra, possui um clima tropical, com alta incidência de radiação solar. 

Não à toa, Brasília registrou a maior produção de energia solar entre municípios brasileiros em fevereiro de 2021, gerando 64,82 MW. A partir disso, conclui-se que a capital brasileira é totalmente propícia para a produção de energia gerada pelo Sol.

Descontos para quem tem energia solar em Brasília

Além de economizar na conta de luz e preservar o meio-ambiente, o brasiliense também recebe outros incentivos para aderir à tecnologia solar. 

O imposto PIS/COFINS não é cobrado para quem produz através da energia solar. Ainda, o ICMS sobre a energia não é cobrado em Brasília desde 2015.

Instalação em Brasília

Primeiramente, é necessário escolher a melhor empresa para a instalação de seu sistema de energia solar. A Solartec possui uma equipe fortemente qualificada para a instalação da tecnologia fotovoltaica, a mais eficiente do mercado. 

Após a solicitação de conexão, a Neoenergia Brasília avaliará o projeto e realizará o seu procedimento padrão para autorizar o funcionamento do sistema energético solar. 

Realize o seu orçamento gratuito através deste link.

Whatsapp