Energia solar é a energia gerada pela luz e calor do Sol. Em termos mais específicos, se trata de uma energia limpa, já que a sua fonte é natural.
Esse tipo de energia pode ser transformado em outros dois: energia térmica e elétrica. Desse modo, as suas principais utilidades se encontram na geração de eletricidade e de aquecimento aquático.
Há pouco tempo atrás, encontrar energia solar em Brasília era uma tarefa difícil. Agora, o acesso na capital brasileira é bem maior. Neste artigo explicaremos tudo sobre essa fonte de energia renovável, além de como encontrá-la em Brasília.
A energia solar é uma energia sustentável e renovável, já que a mesma utiliza a luz do Sol como fonte. Ela é adequada aos moldes sustentáveis pois produz da natureza sem prejudicá-la, e renovável pois a sua fonte não se esgota.
Uma de suas características é de ser uma energia limpa, ou seja, que não gera resíduos ao meio ambiente. Além disso, a sua fonte de energia pode ser considerada gratuita, e por isso pode tornar a energia elétrica mais barata.
Outra característica muito especial da energia proveniente do Sol é a sua capacidade de economia. Casas que utilizam a energia solar podem economizar até 95% na conta de luz elétrica convencional.
O Sol pode ser transformado em energia através das tecnologias até hoje conhecidas. Através de coletores, espelhos, a radiação ou calor do Sol são contidos e transformados em energia elétrica ou aquecedor de líquidos.
Vale ressaltar que o processo de transformação de luz solar para energia é diferente para cada finalidade. Abaixo, conheça os principais tipos de energia gerada pelo Sol.
Existem diversos tipos de geração de energia solar. Contudo, as principais são energia fotovoltaica, térmica e heliotérmica.
Essa tecnologia que utiliza o Sol como fonte é capaz de gerar energia elétrica de uma forma limpa. Assim, a radiação solar é coletada geralmente pelo silício, um material semicondutor que contém células fotovoltaicas.
Nesse caso, são instaladas placas solares que ficam geralmente em cima do teto de construções, como casas ou empresas. O Sol, ao atingir esse material, é capaz de movimentar os elétrons em direção a um campo elétrico, também instalado junto ao sistema.
Esse tipo de energia consegue produzir eletricidade mesmo sem uma forte luz solar. No entanto, em dias nublados é normal que a energia elétrica gerada seja menor.
Dentre todas as tecnologias que serão informadas abaixo, essa é considerada a mais promissora, pois é eficiente e os seus custos não são exorbitantes.
A Energia Térmica é uma técnica de geração de energia térmica e elétrica utilizada, majoritariamente, em residências. Através de coletores de luz e calor solar, o líquido ligado a eles é esquentado.
O aquecimento aquático também pode gerar energia elétrica, tal como acontece na energia hidráulica. Assim, os usos principais dessa energia são:
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que, para uma residência de até 4 pessoas, 4m² de coletores podem ser suficientes para atender os moradores.
O sistema de energia heliotérmico é bem semelhante ao térmico, mas ainda tem as suas particularidades. Nesse tipo, são instalados diversos painéis solares, todos apontados para um ponto em comum, onde fica contido o líquido.
Através dessa configuração sistemática, o líquido é aquecido, podendo assim gerar energia elétrica. A maior particularidade dessa tecnologia é que ela é bastante utilizada na indústria.
As regiões do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste são as que mais se destacam no uso dessa técnica.
Brasília possui um dos melhores climas para utilizar a energia proveniente do Sol. Isso se dá pelo clima seco da capital do país, que toma grande parte do ano e faz com que períodos chuvosos sejam curtos.
Ainda, a região Centro-Oeste, onde Brasília se encontra, possui um clima tropical, com alta incidência de radiação solar.
Não à toa, Brasília registrou a maior produção de energia solar entre municípios brasileiros em fevereiro de 2021, gerando 64,82 MW. A partir disso, conclui-se que a capital brasileira é totalmente propícia para a produção de energia gerada pelo Sol.
Além de economizar na conta de luz e preservar o meio-ambiente, o brasiliense também recebe outros incentivos para aderir à tecnologia solar.
O imposto PIS/COFINS não é cobrado para quem produz através da energia solar. Ainda, o ICMS sobre a energia não é cobrado em Brasília desde 2015.
Primeiramente, é necessário escolher a melhor empresa para a instalação de seu sistema de energia solar. A Solartec possui uma equipe fortemente qualificada para a instalação da tecnologia fotovoltaica, a mais eficiente do mercado.
Após a solicitação de conexão, a Neoenergia Brasília avaliará o projeto e realizará o seu procedimento padrão para autorizar o funcionamento do sistema energético solar.
Realize o seu orçamento gratuito através deste link.