Energia Solar em Luziânia: Tudo O Que Você Precisa Saber

Energia Solar em Luziânia: Tudo O Que Você Precisa Saber

23/11/2021

Energia Solar em Luziânia: Tudo O Que Você Precisa Saber

A energia solar se trata de uma alternativa que milhares de brasileiros recorrem para economizar na conta de luz, que está constantemente sofrendo aumentos nas regiões goianas. 

Sendo proveniente da luz e calor emitidos pelo Sol, essa fonte de energia pode ser aproveitada de duas formas: fotovoltaica e térmica (uma gera energia elétrica, enquanto a outra térmica, respectivamente).

Esse tipo de energia, considerada de fonte limpa (por ser renovável e não emitir substâncias poluidoras) é uma das fontes com altíssimo potencial de crescimento não apenas em Luziânia, mas também em todo o país. Conheça mais sobre ela neste artigo preparado pela equipe Solartec! 

Como funciona a energia solar?

A energia solar se refere ao processo de obtenção de eletricidade a partir da emissão dos raios de calor emitidos pelo Sol. Essa captação pode ocorrer através das mais diversas tecnologias. As principais são painéis fotovoltaicos, usinas heliotérmicas e aquecedores solares.

De forma resumida e direta, a luz retida acaba sendo modificada até se transverter em energia. A partir daí, o resultado final irá depender da forma com que essa transformação ocorreu, ou seja, se foi realizada através de máquinas fotovoltaicas ou térmicas. 

E não é apenas isso: um dos principais atrativos desse tipo de energia é a forma com que ajuda a gastar menos na conta de luz. Residências que utilizam a energia solar conseguem economizar até 95% quando comparadas com a luz elétrica convencional.

Energia solar fotovoltaica

Como dissemos de forma breve, a luz solar pode ser aproveitada de duas formas. A primeira, nada mais é que a transformação (sem desvios) da radiação solar em energia elétrica. Esse processo é feito a partir das chamadas células fotovoltaicas, desenvolvidas por um material semicondutor, sendo o silício o mais comum. 

A partir do momento que a luz incide sobre essas células, há a movimentação de elétrons presentes no material condutor, que são transportados pelo composto até serem reconhecidos e captados por um campo elétrico (o que gera uma diferença de potencial presente entre os semicondutores).

O sistema fotovoltaico é constituído por painéis, equipamentos elétricos e módulos que fazem o sistema não exigir um ambiente com alta radiação para operar. Em contrapartida, a quantidade de energia fabricada irá depender da condição climática, em especial da densidade das nuvens. Quanto mais nuvens houver no céu, menor será a quantidade de energia produzida.

Energia solar elétrica

Também conhecida como heliotérmica, a energia vinda do Sol é desviada a fim de aquecer uma outras região, aumentando a temperatura da água em residências, clubes ou hotéis. Para isso, os painéis solares (que podem ser espelhos, heliostatos ou coletores) refletem a luz do sol e a concentram em um ponto fixo, onde o receptor se encontra.

Este receptor em questão é composto por um líquido que acaba sendo aquecido pela luz refletida. Assim, o líquido é responsável pelo armazenamento de ondas de calor, que aquece e gera vapor. Esse vapor movimenta as turbinas e provoca o acionamento dos geradores, ocasionando em energia elétrica.

Regiões do país beneficiadas com grande incidência solar, terrenos planos e poucas nuvens, como em Luziânia - GO, são bastante apropriadas para a produção deste tipo de energia solar heliotérmica. 

Vantagens da energia solar

  • Fonte renovável e inesgotável;

  • Não polui o meio ambiente;

  • Não exige manutenções corriqueiras;

  • Baixo custo de operação;

  • Não exige tanto terreno para produzir;

  • Ótima opção para regiões tropicais.

Desvantagens da energia solar

  • Alto consumo de energia por parte dos painéis solares;

  • Falta de produção durante a noite;

  • Pouco armazenamento;

  • Custos consideráveis de produção.

O clima de Luziânia é propício para energia solar?

Em toda a região nacional este mercado está ganhando destaque, e no Centro-Oeste não é diferente. O país se trata do primeiro subdesenvolvido do mundo a fabricar células fotovoltaicas. Isso demonstra como o mercado de sustentabilidade está aquecido e com muita força por aqui.

A região de Luziânia possui todos os principais requisitos para usufruir da energia gerada pelo Sol. Sendo uma região com terrenos planos e bastante luz solar, todos os moradores do município podem contratar a Solartec para garantirem seu gerador de energia limpa.

É importante que a empresa que fará as instalações necessárias seja qualificada para isso. Assim, tanto a segurança dos residentes do local quanto a garantia de um serviço eficiente ficam garantidos. 

O primeiro passo para a instalação é solicitar a conexão para a companhia elétrica da sua região. A empresa irá avaliar o projeto a fim de dar início ao procedimento padrão.


Para facilitar o processo, você consegue realizar o seu orçamento de forma rápida e nada complicada. Basta clicar neste link que nossa equipe estará pronta para atendê-lo!

Whatsapp