O Que É Efeito Fotovoltaico?

O Que É Efeito Fotovoltaico?

30/07/2021

O Que É Efeito Fotovoltaico?

Se você perguntar para alguém o que é a energia solar, ela provavelmente irá te responder que é quando a captação de luz solar gera energia elétrica, podendo reduzir em até 95% a conta de luz. Mas será que essa pessoa saberia dizer como essa energia é gerada? Continue lendo o texto e entenda mais sobre energia solar fotovoltaica! 

Há uma explicação científica por trás, chamada de efeito fotovoltaico, que gera abastecimento elétrico para toda a residência ou empresa. Esse sistema de energia é o que mais cresce no mundo inteiro e, provavelmente, se tornará a principal fonte de energia mundial. 

Isso ocorre devido aos avanços rápidos na tecnologia e a preocupação exponencial em relação à crise ambiental, que ajudam a baratear os custos da instalação do sistema de energia solar e popularizar o seu uso com o debate sobre energia renovável.

Por isso, nos próximos anos, você estará usufruindo dos benefícios da energia solar de forma direta ou indireta, e será necessário entender exatamente o seu funcionamento. Aqui você pode ver os conhecimentos básicos sobre energia solar, mas nesse texto iremos explicar mais sobre o efeito fotovoltaico que ocorre nos painéis solares! 

O efeito fotovoltaico nos painéis solares

Essencial para a geração de energia solar, os módulos fotovoltaicos, conhecidos popularmente como painéis solares, são os responsáveis por converter a luz solar em energia elétrica. Para a melhor recepção dos raios solares, eles são instalados nos tetos das residências e empresas, sendo constituídos por materiais capazes de suportar as mudanças climáticas adversas. 

As camadas constituintes do painel solar são: caixa de junção, backsheet, encapsulante, vidro e moldura. Além dos materiais resistentes e que possuem vida útil de mais de 25 anos, os painéis solares são compostos por células fotovoltaicas responsáveis pela conversão dos raios solares em eletricidade. 

Feitas a partir materiais semicondutores, como silício, as células fotovoltaicas possuem uma camada com ausência de elétrons, chamada de positiva, e outra com excesso de elétrons, chamada de negativa. 

Quando os fótons dos raios solares atingem o painel, atingindo as células com ausência de elétrons e provocando o seu deslocamento, é criado um circuito elétrico. É esse processo que recebe o nome de efeito fotovoltaico, responsável por cerca de 90% do mercado de painéis solares no mundo.
 

A importância do inversor solar

Apenas esse circuito elétrico não é o suficiente para que o sistema de energia solar funcione corretamente, por isso o inversor solar é tão importante quanto o painel. Quando os elétrons circulam, estão produzindo o que chamamos de energia elétrica corrente contínua (CC), que não é a que utilizamos. O inversor solar, por tanto, tem o papel de pegar essa corrente contínua e transformá-la em corrente alternada (CA). 

Além dessa conversão, o inverso solar também protege contra possíveis falhas e realiza a troca da energia gerada pelo sistema solar com a energia da rede elétrica, fornecendo eletricidade para a residência ou empresa em dias nublados, pela noite ou mesmo quando os painéis solares não conseguem produzir energia para abastecer todos os aparelhos elétricos. 

É importante destacar também que essa energia produzida é livre de poluentes e vinda de uma fonte inesgotável, por isso é considerada uma das melhores energias renováveis. Além dos benefícios ambientes, ajudando a criar um mundo melhor para você e a sua família, o sistema de energia solar, por ser considerado um microgerador de energia, está livre de contas de luz, que aumentam cada vez mais com a inflação. 

De acordo com especialistas, você pode reduzir em até 95% a sua conta de luz produzindo a quantidade correta de energia solar (veja aqui quantos painéis solares são necessários). Junte-se a um futuro melhor com a Solartec, especialista na instalação de sistemas de energia solar! Entre em contato e faça o seu orçamento. 

Whatsapp